Morfologia:

07/09/2011 15:59

  O corpo do cavalo é adaptado para a velocidade e para a grande dimensão, e é esta combinação que nos ajuda a compreender a sua estrutura. O cavalo apenas move os membros para a frente e para trás o que lhe dá excelentes meios de propulsão. A força de que necessita é dada por músculos muito desenvolvidos que estão ligados aos ossos das coxas, tronco e antebraços.

 

Esqueleto: Seu esqueleto é formado por cerca de 210 ossos (não tendo em conta os ossos da cauda), tendo a função suportar os músculos e os órgãos internos. Também proporciona mobilidade suficiente, devido às articulações, para que o animal se deite, paste e se desloque a diversas velocidades. As articulações são formadas por ossos, que são cobertos por cartilagem e são ainda constituídas por uma cápsula que produz um lubrificante sinovial e por ligamentos que seguram os ossos.

Interessante: O crânio alongado do cavalo dá espaço para os dentes enquanto que as órbitas estão posicionadas de maneira que o ângulo de visão do cavalo seja amplo, podendo assim perceber os perigos durante a pastagem.

Os músculos: Os músculos do cavalo são ligados aos ossos por um lado e aos tendões por outro. Os tendões são protegidos por bainhas sinoviais que são constituídas por películas finas e fibrosas e que protegem os tendões do risco de fricção com o osso. Os ligamentos, assim como os tendões, são relativamente curtos.

A pele: A pele do cavalo possui três camadas:

     Camada celular: pode se auto reparar a medida que sua superfície se desgasta;

     Camada sub-epitélial: encontra-se os sensores da dor e outras estruturas sensitivas também alimenta a camada superficial;

     Camada sub-dérmica: isola a pele do osso ou do músculo que fica por baixo dela e onde se situam os folículos capilares.

Interessante: O sebo, substância gordurosa, é segregado por glândulas sudoríperas que se encontra na pele e permite a formação de uma camada impermeável que protege o cavalo da humidade e do frio.

—————

Voltar