Ferraduras:

07/09/2011 16:04

  Ferraduras

    A boa conformação da pata é essencial para as atividades normais do cavalo. Não importa o quanto a conformação das outras partes seja boa, se a pata for fraca o cavalo não será um animal estável.

 

Interessante: Há um ditado que diz "Sem ranilha, não há pata; Sem pata não há Cavalo".

 

     Ao contrário do que possa parecer, ferrar um cavalo é muito mais do que simplesmente pregar-lhe uma ferradura nos cascos. É necessário que se conheça a anatomia do animal e as técnicas para o bom ferrageamento. 

     Na rotina do tratamento do seu cavalo nunca esqueça dos cuidados a ter com os cascos, pois são essências para mantê-lo saudável. Desde os seus primeiros anos o cavalo deve ser inspecionado por um ferrador de 6 em 6 semanas, mesmo que seja somente para aparar os cascos. Em caso de o animal precisar de usar ferraduras,  também deverão ser tiradas num período de 6 semanas para que os cascos sejam aparados.

     O dono do cavalo deve limpar os cascos pelo menos um vez por dia e verifica-los assim como as ferraduras. Deve também saber retirar uma ferradura solta para agir em casos de emergência, deve fazê-lo do seguinte modo:

 

*Levantar o casco e, utilizando um saca-rebites, cortar as pontas dos cravos que estão dobradas para fora;

*Usar a turquês para separar a ferradura do casco, começando do talão (atrás) para a pinça (frente);

*Agarrar a ferradura a frente e arrancá-la com a turquês puxando para trás.

Tipos de ferração: O cavalo pode ser ferrado de dois modos: a frio ou a quente. Na ferração a frio a medida das ferraduras é a mesma da do casco, podendo o ferrador fazer alguns acertos na sus forma. Apesar destas ferraduras não ficarem tão perfeitas como as acertadas a quente, um cavalo bem ferrado a frio fica melhor servido do que um mal ferrado a quente.

Na ferração a quente a ferradura, previamente aquecida é encostada ao casco; as desigualdades do corte do casco que necessitam ser corrigidas antes de colocada a ferradura são reveladas pela área chamuscada. Esta parte do casco pode ser queimada e pregada sem machucar o animal pois não possui nervos.

     As ferraduras não devem ser menores do que o plano da sola, devendo ultrapassar o casco já aparados em um ou dois milímetros, para favorecer o crescimento do casco do animal.

Tipos de Ferradura: O material geralmente utilizado nas ferraduras é o aço, no entanto podem ser feitas de outros matérias: de alumínio (usadas nos cavalos de corrida dado que são mais leves); de plástico aderente (para cavalos que não suportam os cravos). Existem também ferraduras ortopédicas ou cirúrgicas utilizadas em casos de laminite e de doença do navicular.

      Rasa ou ondulada (cavalos Árabes)

Alumínio (tipo oval) Alumínio Aço/Ferro

—————

Voltar