Bichinhos fazem bem aos seus donos

17/04/2013 20:11

Animais de estimação fazem bem para a saúde. A medicina, a psicologia e a veterinária são unânimes em endossar esse dogma, com base em diversos estudos. Mas, na verdade, tais comprovações nem seriam necessárias, pois as benesses são evidentes até para leigos.

 

As reações e sentimentos positivos despertados peolos animais nos humanos os tornam, cada vez mais, agentes terapêuticos. Eles afastam a depressão, a solidão,  o desamparo, a ansiedade e o medo, ajudandoa evitar doenças causadas por sentimentos negativos. E se para pessoa em condições absolutamente normais a presença de um bicho de estimação é benéfica, para pessoas fragilizadas ela é ainda mais relevante, podendo se tornar a ssência da vida. "Os bichinhos ensinam muito aos humanos. Eles são capazes de ensinar, inclusive, o que é amor", conta a veterinária Claudia Perillo

 

Em pesquisas realizadas entre 2009 e 2010, pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, USP, e encomendadas pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do sindicato Nacional da indústria de produtos de saúde Animal(Sindan) que atestam a terapêutaanimal, os cachorros também ajudam a elevar a imunidade de adultos e crianças. Certas proteínas, que exercem importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias, aumentam significativamente em bebês de um ano de idade quando expostos precocemente a um cão.

 

Acariciar um cão também pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas, que evita a proliferação viral ou bacteriana e é importante na prevenção de várias patologias. A companhia de um bichinho contribui ainda para a redução de ansiedade e para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades motoras. Eles também são importantes no controle da hipertensão arterial, afinal eles ajudam a diminuir o nível de estresse das pessoas.

 

Alguns estudos revelaram ainda que, os cães podem farejar doenças, incluindo certos tipos de câncer e problemas de saúde associados com a diabetes. Em 2008, pesquisadores revelaram que 65% de um grupo de diabéticos acompanhados relataram que seus cães latiam e choramingavam, quando experimentavm quedas perigosas de açúcar no sangue.

 

Mas se as vantagens para a saúde humana oriundas da interação entre homens e animais são cada vez mais compreendidas e valorizadas, é difícil entender porque tantos desumanos judiam e abandonam animais indefesos, que só pedem amor, cuidados e alimentação. Também não é compreensivel que as pessoas esqueçam que os animais não são brinquedos, sentem dor, fome, medo, frio e precisam delas tanto quanto elas precisam deles. Alimentação adequada e cuidados veterinários são fundamentais assim como locais apropriados, arejados, bem higienizados para passear. E, se você não tem um, amigo sincero e companheiro, aproveite para adotar um bichinho abandonado.

 

Acredite: o reconhecimento, carinho e devoção serão eternos e a companhia dele fara muito bem para sua saúde e coração.

—————

Voltar